Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O Príncipe da Neblina

por Ana Lages, em 06.03.17

Este não foi o primeiro livro que li de Carlos Ruiz Zafón. O primeiro livro que li dele foi precisamente aquele que lhe trouxe imenso sucesso e reconhecimento mundial - "A Sombra do Vento" (2001). Este grande romance impressionou-me bastante, desde a escrita, ao enredo e o nível de ficção, nunca antes visto. Daí a minha curiosidade por ler uma das suas primeiras obras "O Príncipe da Neblina", que lhe atribuiu o Prémio de Novela Edebé em 1993, data em que a iniciou a sua carreira literária.

Esta obra permite de facto, fazer uma comparação evolutiva da escrita do autor, assim como da sua capacidade imaginativa, e devo dizer, mas que evolução! As suas ideias são tão únicas, que eu penso mesmo: mas onde é que ele foi buscar a inspiração para criar isto? Sonhou? Baseou-se em algo real? Não sei, mas ainda bem que há alguém assim.

De forma resumida, "O Príncipe da Neblina" trata da história de uma família inglesa, que se vê obrigada a deslocar-se para uma nova casa no sul de Inglaterra. Tudo parece bastante normal, não fosse pelos pequenos episódios que surgem rodeados de mistério e suspense. O desejo de querer saber sempre mais, faz com que o livro se devore em pouco tempo e com ansiedade de descobrir o final. Quando lá cheguei, fiquei um pouco desiludida, mas pela positiva, pois caso o final fosse como eu desejava, teria sido demasiado óbvio. É isso que eu também admiro nos escritores - ter a coragem de dar um final inesperado, contra todas as expectativas, nem que para isso a obra perca um pouco do encanto... Ou então, não será isso, que lhes dá esse tal encanto? Isso, acho que fica ao critério de cada um. 

 

Resultado de imagem para o príncipe da neblinaResultado de imagem para o príncipe da neblina

Não tenho muito mais acrescentar, pois, tal como disse, é uma obra bastante simples, mas um ótimo representante da meta de um escritor com sucesso. Se aconselho a ler? Sem dúvida! Principalmente, para aqueles que se querem aventurar os seus grandes romances. Digamos, que desta forma, já não levam um choque tão grande, pois já sabem que tipo de ficção existe nas suas obras. Embora, repito, "A Sombra do Vento", "O Jogo do Anjo" sejam de um nível muito superior. 

Resultado de imagem para o príncipe da neblina

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Mensagens



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Favoritos