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Mini-Pizza de Beringela

por Ana Lages, em 08.02.18

Ora bem esta receita surgiu depois de eu já ter visto um post no blog da Vanessa Alfaro, de quem eu sou super fã no que toca a receitas inovadores, descomplicadas, e claro super saudáveis. A única diferença é que no blog dela é mini-pizza de courgette, e eu antes optei pela beringela, pela simples questão do tamanho das rodelas. Agora que vivo fora de casa e não tenho acesso às courgettes da horta dos meus pais, enormes, tenho de me aguentar com as do supermercado, que são super fininhas no geral. Então comecei a pensar num legume de textura semelhante, mas com um formato mais arredondado. É certo que ainda existem as courgettes redondas, mas são baixinhas. Decidi experimentar.

No frigorifico tinha restos de pimentos (vermelho, verde e amarelo) que sobraram de umas espetadas que fiz no dia anterior. Tinha também meia cebola, um ovo cozido e cogumelos frescos. É isso, aproveitando o que sobra de uma refeição, faz-se outra!

Comecei então por cortar a beringela em fatias com cerca de 4-5 cm, isto é, de modo a que não fiquem muito finas para que depois da cozedura não se desfaçam, e que também não fiquem muito grossas para que depois não cozam devidamente.

Entretanto, peguei no próprio tabuleiro que vai ao forno, forrei com uma folha de papel de alumínio e dispus as rodelas já cortadas da beringela. De seguida, com polpa de tomate, barrei todas as rodelas com ajuda de uma colher, por exemplo. Pus uma fatia de fiambre em todas (adaptado ao tamanho das rodelas) e comecei a distribuir os legumes picados. Pus os pimentos, a cebola e os cogumelos, tudo partido em porções pequenas. Cortei o ovo em fatias e reparti por algumas das rodelas. No final, cobre-se tudo com queijo ralado a gosto, um pouco de orégãos e já está, uma refeição super rápida, fácil, saudável e até económica.

IMG_20180207_142118[1].jpg

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(tenho de pedir desculpa pela qualidade de imagem)

 

 

Dica #1: Alguns de vocês podem estar a pensar o mesmo que eu quando fiz a receita. Estes legumes são ricos em água, e podem não cozer devidamente, ou então ficar tudo a “nadar” em água. Para ajuda a “cozinhar” os legumes, coloquei outra folha de papel de alumínio, cerca de 10 minutos antes de colocar a grelha superior. Assim, as mini-pizzas não ficam crocantes antes de estarem já gratinadas. É só ir espreitando por baixo do papel de alumínio e ver o aspeto dos legumes.

Dica #2: Não coloquem a folha de papel de alumínio por cima muito justa, porque depois o queijo começa a derreter e cola-se, complicando tudo. Deem folga.

Bons cozinhados 😉

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