Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Courgettes Recheadas

por Ana Lages, em 20.03.17

Esta é uma daquelas receitas ótimas para nos enganarmos a nós próprios, como se fosse uma “cheat meal”! Para além do aspeto final fantástico, que só isso faz crescer água na boca, é muito saborosa, e com os ingredientes certos, conseguimos um prato super equilibrado, sempre dependendo das nossas escolhas e imaginação! Só tem um senão, e aviso desde já, dá um pouco de trabalho e um certo cuidado a manusear as courgettes.

 

Ingredientes:

- 2 courgettes tamanho médio

- 2 latas de atum pequenas ou 1 grande

- Cogumelos

- Queijo

- Legumes variados: cenoura, alho francês, pimentos, tomate, cebola, alho

- Azeite

- Ervas aromáticas

- Sal

 

Elaboração:

  1. Num tacho, colocar um fio de azeite, cebola picada e um pouco de alho, para fazer o refogado.
  2. Depois de alourar ligeiramente a cebola, colocar um tomate picado, e manter em lume brando.
  3. Entretanto, lavar muito bem as courgettes e cortar as extremidades indesejáveis. Com muito cuidado, abrir as courgettes longitudinalmente, de forma a obter duas metades com tamanhos iguais. Para isso aconselho o uso de uma faca relativamente comprida, mas fácil de manusear.

    IMG_20170310_120412.jpg 

  4. Com ajuda de uma colher da sopa, retirar com cuidado, para não partir, o interior da courgette e reservar num recipiente. A courgette fica assim com uma forma de “barco” onde se irá colocar o recheio, e por isso a espessura não deve ser nem demasiado grossa, nem muito fina. De seguida, colocar num tabuleiro e levar ao forno a uma temperatura média, só para “amolecer” a courgette (ir verificando).

    IMG_20170310_121158.jpg 

  5. O interior da courgette é partido em bocadinhos e adicionado ao refogado. Como este legume é rico em água, pode-se subir um pouco o lume para ajudar a evaporar mais rápido.
  6. De seguida, pegar no resto dos legumes, cenoura, pimento, alho francês e picar tudo muito bem. Adicionar os cogumelos também. Se tiver os legumes congelados é só acrescentar. Mas atenção: deixar cozinhar bem para libertar o máximo de água possível. Temperar com um pouco de sal.
  7. Quando o preparado já tiver pouco água, adicionar o atum. Mexer tudo muito bem e temperar com ervas aromáticas: tomilho, orégãos, pimenta preta, entre outros. Deixar refogar até achar que o preparado está no ponto.
  8. Retirar as courgettes do forno e com ajuda de uma colher da sopa, rechear.
  9. Colocar um pouco de queijo por cima e levar ao forno, só para gratinar.
  10. Como acompanhamento, pode fazer-se uma salada ou então acompanhar com uma massa. Tenho a dizer que a tagliatelle fica especialmente bem! Para isso, basta cozer a massa em um pouco de água, com sal e um fio de azeite (para não colar). Para quem quiser acrescentar um pouco de sabor, no final da cozedura, escoa-se a água, e com um lume no mínimo, adicionar um fio de azeite, alho picado e ervas. Envolver tudo muito bem. Para os mais atrevidos, pode ainda acrescentar um pouco de queijo e fica top!

 

IMG_20170310_131035.jpg 

E está! Tal como disse, esta receita leva um pouco de tempo e algum cuidado, mas o resultado é espetacular! A nossa imaginação e vontade dita o “peso” do prato, isto é, todos os ingredientes estão sujeitos a uma escolha prévia da nossa parte. Fica ao nosso critério, se o atum é ao natural ou em óleo, se o queijo é mais forte ou mais leve, se o acompanhamento é uma salada ou uma massa. Além das quantidades colocadas.

O recheio também pode perfeitamente ser substituído! Em vez de atum, podemos colocar carne picada, em vez de legumes, podemos colocar um pouco de chouriço ou bacon, e assim conseguir mais sabor (fica incrível!). Para os vegetarianos, é só optar unicamente pelos vegetais! Azeitonas, milho, quinoa, soja, são outros exemplos de extras que se podem acrescentar ao gosto de cada um.

Quantidades, raramente ponho! Quando cozinho faço tudo a olhómetro, literalmente! Esta receita dá perfeitamente para duas pessoas e ainda sobra, depois é só jogar com a porção de recheio preparado. Legumes frescos garantem mais sabor e melhor texturas do que os congelados. Espero que gostem!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Mensagens



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Favoritos